Julho 9, 2024

A educação financeira deve começar desde cedo em casa, para as crianças aprenderem não só o valor do dinheiro, mas também de forma consciente, como é importante sabê-lo gerir para ganhar mais.

Na televisão, telemóvel, computador, etc, somos confrontados todos os dias com incentivos ao consumo, e o mesmo acontece com as crianças. Logo é importante estarmos atentos enquanto pais, ajudando as crianças a aprenderem o que devem reter, a fazer as escolhas mais acertadas e perceber o porquê e de que forma podem influenciar a vida financeira da família.

Uma das coisas mais importantes para o crescimento da criança é ver nos pais um exemplo, porque acabam por repetir por se identificarem com muito do que os pais dizem, fazem, etc.

Fazer perceber as nossas crianças a importância do dinheiro, com simples atitudes do dia a dia fazem toda a diferença, como por exemplo, lavar os dentes e não deixar a torneira a correr.

Aprender com a prática, com exemplos é fundamental para as crianças assimilarem mais depressa e com mais assertividade. Quando por exemplo existem compras desnecessárias, as crianças percebem e utilizam muitas vezes isso a favor delas. Começarem desde cedo a perceber a importância de fazer compras bem organizadas, com um orçamento, um planeamento, se serão mesmo compras necessárias ou por impulso, as crianças podem e devem fazer parte desta aprendizagem constante, para se tornarem adultos mais conhecedores de conceitos importantes que vindo de trás podem fazer a diferença no futuro.

Envolver as crianças em assuntos de dinheiro é fundamental, podendo ser por exemplo, explicando o porquê das promoções, como podemos tirar proveito disso de forma consciente, a comparação de preços antes de decidir a compra final, perceber que se pagar 1€ por um café e ele custar 0,70€ vai ter que trazer um troco e analisar as moedas desse troco para se familiarizar com o dinheiro. Obviamente que estas explicações podem e devem ser com exemplos adequados a cada idade para que a criança consiga ter uma aprendizagem contínua e comece a ter interesse em saber mais.

Outra forma de as crianças, também aprenderem elas próprias mais sobre dinheiro e aprender a geri-lo, é através da semanada ou mesada conforme a idade como já referi em alguns artigos, onde a passa a gerir ela mesma o dinheiro que os pais definirem como mesada ou semanada e perceberem a importância de não o gastar todo e canalizarem para uma poupança com o objetivo de concretizarem um sonho no futuro.

Logo, as crianças são os melhores alunos do Mundo e com a Milla vão sempre poder contar com histórias divertidas e aprender mais e mais sobre dinheiro também com a ajuda dos pais que representam o papel principal.

Fonte: https://www.notasemdia.pt/financas-em-dia/como-tornar-o-seu-filho-um-consumidor-mais-responsavel/

Para saber mais dicas, não perca todas as novidades em:


Outros artigos

Com o regresso às aulas, muitas famílias enfrentam o desafio de planear e administrar o orçamento escolar. As despesas com …

E porque muitas são as crianças que partir de determinada podem e devem ter um cartão, devemos saber exatamente que …

É importante começar desde cedo a incutir nas crianças a importância de poupar. Estes hábitos devem partir sempre de dentro …

Com o regresso às aulas, muitas famílias enfrentam o desafio de planear e administrar o orçamento escolar. As despesas com …

E porque muitas são as crianças que partir de determinada podem e devem ter um cartão, devemos saber exatamente que …

Com o regresso às aulas, muitas famílias enfrentam o desafio de planear e administrar o orçamento escolar. As despesas com …

A educação financeira deve começar desde cedo em casa, para as crianças aprenderem não só o valor do dinheiro, mas …