Nós pais, sabemos o quanto os nossos filhos nos perguntam por tudo o que vêm, e a idade dos porquês é muito comum nas crianças porque gostam de saber de tudo e estarem atentas a tudo.
E porque existem alguns porquês que devem ser olhados de forma muito atenta pelos pais e com respostas que podem ditar uma aprendizagem mais próxima sobre o dinheiro, os pais devem estar preparados e fazer a diferença.
Existem muitas perguntas que podem ser alvo de reflexão para os pais e que quanto mais bem preparados, maior a probabilidade dar resposta e criar a diferença.
O que é o dinheiro? O dinheiro caí das árvores?
Posso comprar? Não? Porquê?
Porque é que temos que poupar?
Para que serve um mealheiro?
Etc
Estas são algumas das perguntas que devemos saber responder e muitas das vezes são exemplos que fazemos com ações em família, que podem ditar uma perceção mais rápida pelas crianças.
As perguntas vão evoluindo em complexidade com a idade das crianças. Com o avançar da idade da criança e com bons exemplos lá em casa, a compreensão vai-se tornando mais evidente, por exemplo, se na família existir a preocupação em desligar as luzes num compartimento lá de casa quando não estamos nele, ou que devemos fechar a torneira quando lavamos os dentes e utilizar um copo com água para poupar nas respetivas contas, a criança vai interiorizando e fazendo também porque os pais fazem e esta experiência visual faz toda a diferença.
As crianças devem perceber com casos reais, o porquê de ser importante e estar a acontecer, para darem o devido valor e perceberem a criação de prioridades.
Existem inúmeras formas de capacitar cada vez mais as crianças no que toca ao dinheiro e a sua gestão. Um dos exemplos são as mesadas ou semanadas, que vão depender muito da idade da criança. Com este tipo de solução as crianças passam a ter a noção de responsabilidade e uma gestão implícita do seu dinheiro, onde a criação de objetivos é fulcral para que a criança perceba a verdadeira razão.
Quanto mais bem explicada for a justificação dada à criança, num porquê relacionado com dinheiro e poupança, mais desenvolvida ela se vai tornar e entender como deve ser gerido o dinheiro e qual o impacto no seu futuro, porque muitas crianças gostam de pedir tudo aos pais e desta forma, com exemplos práticos, explicando à criança a preocupação com prioridades e tornando-a(o) parte integrante do processo, tudo se tornará mais fácil.
Não existe uma formula mágica, existe sim um impacto significativo na sua vida quando os pais dão os exemplo e as crianças fazem parte dessa mesma aprendizagem diária com simples gestos do dia a dia, como por exemplo o desligar a luz.
Por isso, quando os seus filhos (as) colocarem os porquês neste tema, não desanime. Deve é ter sempre consigo a confiança necessária para explicar com simplicidade, porque não se sabe tudo e muitos dos porquês nos põem a pensar também.